FUNÇÃO DO FISIOLOGISTA

FISIOLOGISTA

Descrição do Cargo
Atua especificamente na mensuração e avaliação de parâmetros fisiológicos, de forma a possibilitar o planejamento de atividades físicas específicas para as necessidades e possibilidades dos clientes. Atua principalmente agregado a comissões técnicas de equipes esportivas competitivas profissionais, (futebol, voleibol, basquetebol), mas também em academias, salas de musculação, clínicas de estética e institutos ou laboratórios de pesquisa em atividades físicas e esporte.

Fisiologista Aplicando o Isocinético

Formação Básica
Ensino Superior em Educação Física, Esporte, Medicina, ou Fisioterapia, complementado por uma Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina Esportiva. Algumas destas especializações só atendem a Médicos, mas várias já atendem também a outros profissionais da área da Saúde.

Formação Adicional
Congressos anuais, cursos de complementação e atualização em intervalos não muito superiores a um ano também são importantes, pelo dinamismo e desenvolvimento de novas pesquisas, equipamentos e ferramentas da área.

Mercado de Trabalho
Tecnicamente em expansão, mas ainda muito restrito e é uma função disputada por médicos e fisioterapeutas, cujos currículos acadêmicos são mais densos do que os dos Profissionais de Educação Física.

Aspectos Favoráveis: É um profissional cada vez mais valorizado nas comissões técnicas de equipes esportivas profissionais. O conceito multidisciplinar de que o desempenho de um time ou de atletas em geral depende, entre outras variáveis, de criterioso planejamento fisiológico está se consolidando. Do ponto de vista financeiro, vai depender muito da empresa onde trabalha e do acordo com ela.

Aspectos Desfavoráveis: Além da difícil disputa com médicos e fisioterapeutas, é uma atividade essencialmente de equipe, na qual o técnico da modalidade em si é o líder, e toda a equipe (preparadores, auxiliares, fisiologistas, etc.) orbitam em torno dele e das necessidades da equipe.

Características Pessoais
Metódico, criterioso, forte senso de equipe e capacidade analítica.

 

Sala de Fisiologia do Instituto Cohen

Estratégias de carreira
Vida acadêmica: Há cursos de Especialização em Fisiologia do Exercício acessíveis já aos estudantes. Atualmente existem muitas Pós Lato Sensu específicas sobre o assunto. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Se puder, adquira e vá se familiarizando com softwares para esta atividade. Se na sua Faculdade houver um Laboratório que trabalhe com Fisiologia do Exercício ou mesmo Avaliação, candidate-se para estagiar (mesmo sem remuneração). Se um professor mantiver um grupo de estudo sobre o assunto, ofereça-se para participar. Estágios em salas de musculação também são muito recomendados.

 

Vida profissional: Como na maioria dos casos esta é uma função que exigirá a sua integração a uma equipe, aprenda desde logo a cultivar e ampliar uma boa network (rede de relacionamentos) na área: fisiologistas de renome, técnicos desportivos, preparadores físicos de equipes profissionais, coordenadores de laboratórios de fisiologia, professores de fisiologia de faculdades, etc. Busque inicialmente estagiar em equipes de menor evidência na mídia ou mesmo academias e clubes para atuar como avaliador físico. Esteja sempre atualizado com relação aos softwares relacionados à sua função. Com a forte informatização do setor e a necessidade de locomoção para acompanhar os atletas, um bom Lap Top já é quase equipamento obrigatório.

Fonte: site educacaofisica.com.br

16 comentários sobre “FUNÇÃO DO FISIOLOGISTA

  1. Oi, sou professora de Educação Física, faço pos em Fisiologia do Exercício. Quero saber se tem algum site onde possa saber sobre palestras, mesa redondas e etc, sobre o a assunto.

    Curtir

  2. Olá, gostaria de saber se é possível atualmente o profissional de educação física cursar a especialização em fisiologia no Canadá, mais precisamente na National Academy of Sports Medicine, pois pelo site da academia, todos os cursos lá seriam voltados para médicos.

    Curtir

  3. Olá, estou á procura de ajuda. Pesquisei em alguns sites e uns dizem que sim, outros dizem que não. Bom, faço uso de malto todos os dias, duas medidas antes das atividades, minha dúvida é: dessa maneira aumenta o ganho de peso? E se acusaria no exame toxicológico como dopping?
    Agradeço desde já! Abs!
    Thayane.

    Curtir

  4. Meu nome é Reinaldo Alves. Sou atleta de fundo. Gostaria de saber como devo proceder para nao sentir tanta sede e fome e as vezes fraqueza depois de treinamento mais longo. Será que um fisiologista poderia detectar alguma deficiencia na minha alimentaçao. Pois pretendo voltar a compeltir e ter bons resultaldos.

    Curtir

  5. Procuro um profissional de fisiologia para alimentacao e treinamento para jogar futebol bem condicionado. Nao encontro profissional e nem clinicas.. Moro na Barra da Tijuca

    Curtir

  6. Preciso de esclarecimentos vamos ver c vcs podem me ajudar, tem mais ou menos 2 anos que me sinto fraco sempre que faço atividades físicas, estou tendo espasmos de força pois treino musculação desde de que tinha 17 anos, hoje tenho 27 e fui perdendo força ao levantar os braços dai não consigo nem se quer suportar o peso do meu corpo para fazer nenhuma barra, quando jogo futebol não consigo ter explosão ao correr e o chute sai fraco, tenho dificuldades de mastigar e parece que meus lábios incham não é falta de cuidados já fiz diversos exames ressonância, eletroneuromiografia exame de hormônios e nunca acharam nada grave queria saber se a fisiologia poderia me ajudar nesse aspecto…..aguardo resposta……grato…..

    Curtir

  7. Boa Noite, gostaria de fazer uma pós em fisiologia, voces poderiam me indicar uma boa. Preciso que seja a distancia, e quanto menos presenciais melhor pois meu trabalho nao deixa eu saber que lugar vou estar na data das aulas presenciais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s