Homeostasia e o Meio Interno


O termo homeostasia é formado pelos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar) e foi criado pelo fisiologista americano Walter Canon. Os sistemas funcionais de todos os órgãos e tecidos atuam  em harmonia, confirmando a teoria básica  de que o corpo é uma verdadeira balança, que deve  estar sempre equilibrada para funcionar apropriadamente. Claude Bernad, outro fisiologista, definiu a homeostasia como processo continuo de busca de um estado de equilíbrio dinâmico do meio interno, onde vários parâmetros biológicos seriam regulados ou controlados dentro de limites muito estreitos.

O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. O corpo dos seres vivos é basicamente formado de liquido, uma solução em meio aquoso onde há vários solutos (composto de moléculas e íons). O fluido corporal que banha as células apresenta características peculiares que devem ser mantidas bem reguladas. O rim tem a importante missão de regular o teor de água e de sais. Vejamos como estão distribuídos os fluidos corporais.

A água total do organismo e a sua compartimentalização.

A água é o solvente universal. É o elemento mais abundante no corpo e sua quantidade varia de 40 a 75% do peso corporal.  A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante. A quantidade total de água varia em função da idade. Veja o esquema abaixo:

A importância biológica está está em participar da regulação da temperatura corporal, nas reações de hidrólise, na eliminação de toxinas, no transporte de oxigênio, na lubrificação das articulações e colabora na manutenção da homeostasia corporal, bem como aumenta a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante de dietas de emagrecimentos uma vez que não possui caloria nem gordura).

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s