Cãibra noturna, câimbras nas pernas, banana para câimbras… Saiba porque surge e como evitar as cãibras


por Carlos Herdy
carlos@fisiologista.com

A câimbra ou cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações

Os mais comuns são:
– Panturrilhas ou gemelares (batata da perna)
– Músculos anteriores e posteriores da coxa
– Pés
– Mãos
– Pescoço
– Abdomen

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Essa normalmente é causada por:

- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço)
– Desidratação (atenção para quem usa diuréticos)
– Alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
– Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo)
– Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.
– Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia
– Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias)
– Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada.
– Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho)
– Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.
– Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
– Anemia

Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes de câimbras.

Algumas drogas podem ser a causa:
– Diuréticos, principalmente a furosemida (Lasix)
– Donezepil (usado no Alzheimer)
– Neostigmina (usada na miastenia gravis)
– Raloxifeno (usado para osteoporose e câncer de mama)
– Remédios para hipertensão, principalmente a nifedipina (Adalat)
– Broncodilatadores para asma como Salbutamol
– Remédios para colesterol como o clofibrato e lovastatina.

Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para determinado grupamento muscular por obstrução do fluxo por placas de colesterol.

Como evitar as câimbras ?

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários, boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios em dias muito quentes.

Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral). Em geral apresentam a chamada câimbra noturna idiopática (sem causa aparente). São pessoas normalmente com história familiar e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias.

Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.

Hidratação adequada e alongamentos frequentes, resolvem os problemas das maiorias das pessoas com câimbras idiopáticas, ou seja, aquelas que não são causadas por nenhuma doença específica. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.

Existem alguns medicamentos com vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.

Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.

Doentes em hemodiálise apresentam câimbras frequentemente. A câimbra é um sinal de redução do fluxo sanguíneo para o músculo acometido. Em geral ocorre por retirada (ultrafiltração) em excesso de líquidos durante as sessões ou por doses elevadas de anti hipertensivos. Doente com câimbras que não usam anti hipertensivos devem aumentar seu peso seco (peso após a sessão de hemodiálise). Doentes com câimbras mas que usam remédios para hipertensão, devem suspendê-los ou reduzir a dose, mesmo que a pressão ainda esteja mal controlada.

Fonte: http://www.mdsaude.com

unnamed

About these ads

74 comentários sobre “Cãibra noturna, câimbras nas pernas, banana para câimbras… Saiba porque surge e como evitar as cãibras

  1. Bom dia,
    Tenho 62 anos, trabalho numa Unidade Prisional, durante a semana
    trabalho muito sentada numa diretoria em computador…mas faço o máximo para não ficar sentada durante as 12 horas de trabalho, com sou plantonista aos sábados ou aos domingos, eu trabalho mais em pé….pela primeira vez tive uma crise de câimbra na panturrilha direita a noite dormindo, horrível, será que é porque não estou comendo mais bananas? Sou saudável não tenho colesterol, diabete nem hipertensão…ou seria um sintoma de hipertensão? A única coisa que tenho a bem pouco tempo é sinusite numa parte da face, mas não tive crises fortes só uma vez e tratei, gostaria de saber se o exercício físico qual seria o mais indicado musculação ou hidro ginástica?
    Agradeço a atenção

    Curtir

    1. Cara Neide

      Hoje a ciência mostra que as bananas não possuem tantas influencias nas cãibras como falavam, neste seu caso é importante que vc tenha a atividade física presente na sua semana, além de sempre hidratar corretamente.
      O importante é se alimentar bem e práticar atividade física de acordo com seu gosto pessoal.
      Procure um profissional de Ed. Física ok
      Atenciosamente
      Fisiologistas

      Curtir

    2. minha mae tem muitas cainbra na barriga nas pernas nas maos nas maos os dedos ficao ate tortos mas etava lendo este blo que disia que algum remedio provoca a caimbra mas ela come banana e eu li sobre magnesio que seria bom tomalo como quacio isso e verdade o senor poderia me orientar mas sobre caimbra o brigado aguardo resposta

      Curtir

  2. Boa tarde,meu nome é Cleide tenho muita caibra noturna pois não é sempre trabalho o dia inteiro de salto,faco caminhada três vezes por semana tenho uma alimentação razoavel.Gostaria de saber que alimento que posso comer para eviter as caibra noturna?

    Curtir

  3. meu pai tem 61 anos,diabetico,hipertenso,e ultimamente anda tendo fortes caimbras.em uma delas foi tao forte que sua mao fez especie de um caroço,que deve ser feito?

    Curtir

  4. Tenho 57 anos, estou na menopausa e tomo medicamentos para hipertensão, hipotireoidismo e estou tendo cãimbras noturnas na parte interna das coxas. São muito dolorosas, porque tenho prótese total de quadril, artrose no joelho e quando vem a cãimbra a dor é insuportável. Que devo fazer?

    Curtir

  5. Tenho 33 anos, sempre trabalhei em escritorio, não faço exercicios, não sei se eu tenho algum problema de saude, aparentemente não, acredito que sou bem hidratada normalmente tomo 2 litros de agua dia ou mais, só que sofro com caimbra tem + ou – 10 anos, sempre de madrugada na batata das pernas e normalmente nas duas pernas de uma vez, depois fico uns 2 ou 3 dias com muitas dores, gostaria de saber o que fazer e se existe a necessidade de procurar um médico.
    Obrigada.

    Curtir

  6. Tenho 61 anos, tive trombose há um ano e meio, faço o uso do Ablock Plus para controlar a pressão, e, uso tambem a Sinvastatina ,nos últimos cinco meses tenho sentido muita caimbra, principalmente nos pés e pernas, são dores muito fortes,e elas vem justamente as madrugadas, além do alongamento há uma outra maneira de se evitar a caimbra?

    Curtir

  7. olá eu sou o Moisés tenho 15 anos e tenho muitas câimbras no dedo e na batata da perna mas eu não sou sedentário pode ser pela falta do alongamento após a atividade física

    Curtir

  8. Adilson Vieira.S
    Boa noite tenho 57 anos tenho bastante atividade fisica mais todas as noite quando vou me esticar dormindo começa a caimbre que da nas duas penas. Obrigado

    Curtir

  9. tenhu 16 anos e uma semana para ca esta me dando muitas caimbras sussecivadamente… queria saber se tem oq faser? eu tenhu cumido muita banana ^^…sera que issu eh o problema ?
    obrigaduu…

    Curtir

  10. Boa noite tenho 25 anos tenho caimbras sempre a noite quando eu vou mim mexer ela mim pega nas pernas . Será que é por falta de exercicio por que eu so jogo futebol de 15 em 15 dias mas sempre que eu jogo eu sempre faço alongamentos para não mim pegar no jogo mas sempre nas noites seguinte o que eu devo para parar com essas caimbras. Obrigado aguardo a resposta.

    Curtir

  11. olá. tenho 17 anos pratico esportes e caminho muito.
    mais de vez em quando tenho montruosas caimbras na minha batata da perna. chega a dura 1ou até 2 minutos. o que eu posso fazer a mais para não ter mais caimbras?
    diante mão agradeço.
    fernando de paulsita, pernambuco

    Curtir

  12. Poderia me explicar a diferença entre cãibra e paralisia muscular? Estou com dúvidas sobre o tipo que tenho. Não há propriamente dor, ou talvez não seja tão forte; o que incomoda mais mesmo é a contração em si, a contorção ou crispação, que em geral ocorre nos dedos dos pés e também na barriga da perna.
    Como costumo ter pressão muito baixa (9 por 6) às vezes como banana, que em geral funciona para tirar a sensação de fraqueza. Achei que serviria também para essas contrações que tenho tido ultimamente. A partir de seu artigo, vi que a banana (o potássio) poderia ajudar mais na paralisia muscular, mas não exatamente na cãibra; daí minha dúvida sobre a diferença entre os dois tipos.
    De qualquer modo, percebo que me enquadro em alguns itens indicados para causas de cãibras ‘idiopáticas’, conforme sua explicação: hidrato-me pouco, principalmente bebo pouca água e sucos (mais café, leite, vitaminas) e não tenho feito alongamentos há muito tempo (passo grande parte do tempo trabalhando diante de um computador, embora ande bastante à pé em meus trajetos). Na hora das ‘cãibras’ tento fazer alongamento, mas aí não consigo e parece que só faz piorar ou demorar mais a passar! Procuro então mexer bem os dedos dos pés, encolhendo e soltando, na medida do possível, talvez instintivamente fazendo circular mais o sangue na região. Na barriga da perna, fico massageando. Bem, se consigo mexer os dedos, então não deve ser mesmo paralisia muscular!
    Obrigada, desde já, pelos esclarecimentos adicionais que puder me dar. O seu artigo já contém bastante informação e creio que já vai me ajudar bastante.
    Sonia

    Curtir

  13. Oi boa noite me chamo sandra eu queria saber como faço para a minha mãe quando ela começar sentir cãibras na coxa dela,o que fazer nessas hora.Qual e a causa disso.Ela tem 63 anos faz atividades fisicas

    Curtir

  14. olá eu sou Roseli !!! Tenho 37, não faço exercicios, não sei se eu tenho algum problema de saude, só que sofro com caimbra , sempre de madrugada na batata das pernas e normalmente nas duas pernas de uma vez, depois fico uns 2 dias com muitas dores, gostaria de saber o que fazer e se existe a necessidade de procurar um médico.
    Obrigada.

    Curtir

  15. Oi gente, comecei a ter caimbras noturnas devido a minha glicose ter se elevado muito.
    Dai iniciei além da medicação uma dieta balanceada, inclusive substituindo o arroz comum pelo integral. Bem o fato é que após alguns semanas as caimbras desapareceram e ao ler as recomendações do tal arroz verifiquei que entre outras coisas ele também previne a ocorrência de caimbras. Não médico, nem especialista no assunto para explicar o fenômeno, mas se deu certo comigo, porque não tentar?

    Curtir

  16. Sou diabética,tenho 61 anos,e coloquei uma válvula metálica na mitral, há 2 anos e meio … Tomo diurético, anticoagulante e metformina ,, De uns tempo para cá ando tendo caimbras horríveis, mas notei que são depois que saio com salto um pouquinho mais alto, ou fico muito tempo sentada como num evento de formatura … Gostaria de saber que tipo de alimentação seria melhor para o meu caso? Posso tomar cálcio, magnésio e potássio? Ou devo consultar o cardiologista primeiro? Agradeço desde já! As dores são de enlouquecer, nem na minha operação senti coisa igual! O pior é não saber o que fazer? Já me aconselharam a tomar cloreto de magnésio em jejjum todo dia, esta informação procede? Atenciosamente … Eulália

    Curtir

  17. estou tendo caimbra com frequencia na panturrilha e dedo do pé,é tanta dor que parece que o dedo vai ficar duro.
    tenho muitas varizes,isso pode ser a causa?

    Curtir

  18. GOSTEI MUITO DESTE TESTO ME AJUDOU MUITO A ENTENDER PORQUE TENHO CAIMBRA NOTUNAS, EU TOMO REMEDIO DE COLESTEROL, ANTES FAZIA MUITA EXERCISIO FISICO É PAREI DE FAZER OBRIGADA PELAS DICAS.

    Curtir

  19. Cara Maria, não acredito que exista câimbras nesta parte tão senssivel e diga-se de passagem ” tão maravilhosa e querida ” do copor da mulher, acho que escolheu o site errado para fazer este tipo de comentario, talvez você não tenha idéia de que é a dor das câimbras espero que nunca tenha idéia, quando achei este site descobri muita informação útil que me ajudou a amenizar as dores destas câimbras constantes que sofro. Existe muitos outros site de pessoas não sérias que você possa postar sua duvida e teras muito mais respostas e contatos para resolver tal problema que tenho certeza que não é câimbra isto indica maus tratosnesta região “maravilhosa”. Boa sorte na sua desesperada cura.

    Curtir

  20. eu tenho 17 ano e tenho uma duvida,pois de vez em quando eu sinto caimbra muito forte a noite,e faço exercicios fisicos ,mas não é pesado. eu queria saber q tipo de caimbra é essa ,se é noturna ou caimbra de calor? ,por que eu faço exercicios duas vezes na semana a noite.

    Curtir

  21. ola meu nome e lucelia tenho muita caimbra noturna passo o dia inteiro em pe faço exercicio uma vez ou outra …o que devo fazer para diminuir ou mesmo acabar com as caimbras….

    Curtir

  22. Sempre tenho caimbras à noite, é uma dor muito forte, ao ponte de passar mal, e sempre acontece quando como bananas prata. Há alguma semelhança. Por favor me ajude.

    Curtir

  23. olá tenho 35 anos e recentemente acordo com muita dor nas madrugadas , é insuportavel e dura alguns segundos ,faço exercicios normalmente caminhada,trabalho sentado 6 horas com intervalos de dez minutos p café a cada 2 horas,caminho muito e não costumo fazer alongamento, algo a me indicar???

    Curtir

  24. sou a LUCIA, todos os dias tenho caimbras terriveis, na pamturrilha, pes, entre a coxas, doe demais, o unico remedio que tomo é 1/4 de diuretico e um comprimido de lozartana potassica pela manha e a noite, ja comi muita banana e nada adianta, acaba como o meu sono, fico com medo de dormir e vir a caimbra, quero saber se existe alguem objeto especial que coloca nas pernas a noite para evitar esses desconfortos que maltratam demais. por favor aguardo respostas. alongamentos faço todos e dias e nao adianta.

    Curtir

  25. Eu tinha muitas caimbras noturnas ,depois que deixei de comer certos alimentos como o arroz elas pararam…Me disseram que caimbra tem a ver com o acido úrico, será que é verdade ?

    Curtir

  26. Tenho cãimbras seguidamente há mais de 30 anos sem causa especifica.ja tentei praticamente tudo comentado nesta coluna. Nada parece funcionar sempre. Mas tudo funciona uma ou outra vez. Acostumei-me a ir tentando todas as alternativas. As vezes tenho sorte e uma alternatvia funciona variosdias ate que deixa de funcionar. Ai tento outra ate encontrar novamente uma que funciona. Cãimbras parecem um problema sem Solução. Boa sorte a todos.

    Curtir

  27. Olá, sou sexagenário e também vez ou outra experimento as cãibras noturnas, que são sinal de alguma disfunção orgânica, ou falta de algum elemento no momento em que o organismo, está em pleno repouso.
    Para os atletas surge quando há uma saturação dos músculos.
    Vejam que a maioria das pessoas reclamam de cãibras (exceto os atletas), dores fortes nos membros inferiores (panturilha) e nos pés, sempre a noite. Qualquer alimento que possua concentração de potássio, ferro, magnésio, podem ajudar, mas não resolvem, vez que quando as cãibras se manifestam seguidamente é que está faltando vários componentes no organismo, vitamina B1, B5, B6 além da vitamina D…assim é recomendável visitar um médico, pedir um exame específico para ver como estão os índices desses componentes em seu organismo.
    Bom lembrar que é de suma importância tomar sol pela manhã e a tarde, vez que os raios solares potencializam e fixam a vitamina D no organismo. Hoje tem emplastros térmicos (SALOMPAS) que não grudam e em contato aquecem a região afetada. Um copo d’água antes de deitar outro ao levantar faz bem, uma taça de vinho seco no jantar também ajuda, disse uma taça..se Vc não pode tomar o vinho, use o suco de uva natural sem adição de açúcar.

    Curtir

  28. oi eu já senti muita cãibras na batata da perna guando eu estava gravida…mais paro por um tempo e agora volto a cãibras de novo e cedo que ficando diariamente quase toda noite eu sinto e é só na direita e sendo que agora ate guando eu estou andado eu sinto que ta vindo a quela cãibras bem devagarinho já não sei mais o que eu faço me falaram que era bom comer banana mais não adiantou nada e ai o que eu faço aguem pode me ajudar?

    Curtir

  29. Quando estava grávida, tinha cãibras, me ensinaram uma simpatia, na hora colocar cortiça, comprei uma folha de cortiça e colocava no local afetado, passava na hora, por incrível que pareça, caso não tenha folha de cortiça, pode usar uma rolha que funciona da mesma forma. Quando digo folha de cortiça, quero dizer;- Nas papelarias existe folhas de cortiça do tamanho de uma cartolina, daí é só cortar no tamanho adequado para a região onde será aplicada.
    Espero que dê resultado satisfatório, para mim deu.

    Curtir

  30. Após grandes esforço físico e sudorese excessiva (trilha de moto) a noite eu sinto câimbras, e elas geralmente acontecem na parte interna da coxa, doem muito, chegam a dar desespero, gostaria de saber quais tipos de líquidos ou alimentos eu poderia consumir antes ou depois dessa prática esportiva para não ter/evitar essas câimbras, sempre ouvi dizer sobre o potássio, mas li em outros lugares que pode ser por falta de cálcio e magnésio.

    Curtir

  31. Minha filha tem 13 anos e de dois anos para cá sente cãimbras,não todas as noites ,mas chega a ser constantes e tenho uma irmã que também sente muitas cãimbras com mair frequência ainda,estou pesquisando para encontrar a solução e agradeço pelas informações .E cãimbra ser coisa de velho quem fala isso não tem noção e estar mal informado sobre o assunto.

    Curtir

  32. Meu pai começou a ter caibras hoje fiquei preocupada ,pois ele é hipertenso toma diuretico tem 59 anos trabalha em estaleiro e bebe pouca agua .Ele teve caibras fortes tinha passado um gel de arnica para ve se melhorava qd me ligou .Pedi então que fizesse copressa morna e colocasse as pernas para cima sem ter conhecimento fiz certo ou não?

    Curtir

  33. Eu tive uma cãimbra noturna e agora não consigo esticar a perna esquerda é uma dor horrível, o q eu faço eu to nervosa. e ta doendo muito, estou nessa situação a mais de 3h O QUE EU FAÇO????

    Curtir

  34. oi gente..sou evania e sempre tive caimbras….as minhas nao tem horas marcadas..mais geralmente acontece de manha..quando estou durmindo…hoje,,acordei gritando e chorando de dor..parecia q meu nervo estava subindo…a minha perna..o que eu faco pra evita elas.?

    Curtir

  35. é orrivel semana passada me deu caimbra nas panturrilha das duas pernas no memo tempo, tento esticar meu dedao do pé,as vezes funciona,mais meu marido faz massagem no local é o que alivia.

    Curtir

  36. Sou Carlos Rodrigues. tenho câimbras, por tudo, mãos, pés, barriga, pesco, braços, costelas, língua, em fim onde imaginarem, em alguns pontos como panturrilha, e coxas, causa lesão de ficar uma semana, doida.
    Parece brincadeira, mais e verdade, nada adianta, medicação, exercício, alimento, tudo e balela, fiz todos os exames disponível, com um reumatologia nada descoberto.
    De tanto passar por apuros, descobri que agua fria, e uma das causas, a única coisa que diminui a frequência e muito liquido, no meu caso excesso de liquido ajuda bastante, em certo momentos influi na vida sexual.
    A causa ate hoje ninguém achou, assim ,como a solução.

    Curtir

    1. Carlos, vc ja tentou a cortiça?… primeiramente é muito estranho, não acreditei, mas minha mãe tem câimbras terríveis e uma amiga dela ensinou amarrar um pedaço de cortiça (pode ser uma tampa de cortiça) na perna, e o resultado foi impressionante…faça o teste não custa nada. Não sei explicar o porquê. Boa sorte.

      Curtir

  37. Eu tenho cãimbras noturnas..Eu faço assim: para eu tem dado resultado..Coloca um pedaço de imã fixado nos pés da cama, tem me ajudado muito. Se a cama for de madeira deixa próximo do seus pés, embaixo do lençol….Experimente, espero que resolva o seu problema de cãibra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s